terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um domingo de artes, amor e música

Para um momento especial, um post à altura se faz necessário. Aos amigos, conhecidos e curiosos que conhecem esse humilde blog, pode até soar estranho um texto que não fale exclusivamente de música. Enfim, senti a necessidade de fazer esse registro e é sobre isso que falarei nos próximos parágrafos.

                No domingo passado (03/11), aqui em Recife, ocorreu a primeira edição do Vincularte. O evento, realizado pelo Projeto Vincular (jovens da Comunidade Católica Viventes), aconteceu durante todo o dia no The Hub Recife, com exposição de arte, “leilão do bem” e até pocket show.
As obras leiloadas e as artes aplicadas nas canecas e camisetas exclusivas para o evento são resultado da parceria com os artistas plásticos Pedro Melo, Rafa Mattos, Priscila Lins, Mirella Russell, Daaniel Araújo, que realizaram oficinas de arte com as crianças do Instituto Nossa Senhora de Fátima.
O autor dos guardanapos mais amados do Brasil, Pedro Gabriel (Eu Me Chamo Antônio), também colaborou enviando 15 poemas-ilustrações para serem leiloados.
O dinheiro arrecadado será investido em novas ações realizadas pelo projeto Vincular.
            
    E já que o blog tem como essência a música, chegamos ao ponto! O encerramento do evento contou com pocket show de três artistas da terrinha: Sofia Freire, Tiberio Azul e Silvério Pessoa.
Esse show, que teve ingressos vendidos a R$10 para um público de 80 pessoas, teve um aspecto bem intimista e inesquecível.


             
    A primeira a se apresentar foi Sofia Freire. Confesso que não a conhecia, mas a garota, com apenas 16 anos, conseguiu encantar a todos com uma voz lindíssima, doce e forte. Fica a dica pra quem curte boa música (SoundCloud)!
Fico muito feliz em ver que minha cidade continua a “lançar” pessoas tão talentosas e que a arte por aqui além de se renovar, continua com uma qualidade indiscutível.


Logo depois veio Tiberio Azul. Provavelmente a voz marcante e a genuína simplicidade de Tiberio definem bem o que foi esse show. Cantou passando pelo público, recitando poesia, tocou músicas de seu disco “Bandarra” e até uma que vai estar no próximo disco, tornando aquele momento tão especial e fazendo com que todos “Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos.”, como o próprio cantor disse ao recitar “Para Além da Curva da Estrada”, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.


O terceiro a se apresentar foi Silvério Pessoa. O pocket show acústico que, teoricamente, seria calmo, definitivamente não deixou ninguém parado. Das velhas conhecidas, como “Nas Terras da Gente”, passando por Jackson do Pandeiro, até seu último cd “No Grau”, como “Pernambucana”, Silvério animou o público com muitas boas energias.


Por fim, os três artistas se juntaram para cantar “Força Estranha”, que soou como uma espécie de hino do evento e emocionou a todos os presentes.


Queria parabenizar a todos que se empenharam e contribuíram para a realização desse lindo evento. O amor com que coordenadores, voluntários, parceiros e artistas abraçaram esse projeto é tão bonito e sincero que conseguiu ser facilmente transmitido e me fez sair de lá com vontade de ajudar.


Talvez duas palavras possam resumir: parabéns e obrigada!


Para saber mais sobre o Projeto Vincular, acesse o SITE ou a Fanpage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário